Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Sunday, July 16, 2006


História para dormir, e que acalma.
Literatura Infantil

Uma esperança pequenininha no banheiro e eu sorri de um jeito que nem sabia mais...A verdinha lá no alto da parede tinha antenas. Não sabia que esperança tem antenas ? Não sabia. Será que elas vão diminuindo enquanto a esperança cresce ? Faz sentido. Antena é para perceber o mundo. E se a gente percebe demais o mundo o tempo todo, é porque a esperança ainda é pequena. Somente quando as antenas vão diminuindo, ou caem de uma vez para todo o sempre, é que a esperança pode crescer. Outra coisa. O quê ? Por que justo no banheiro ? Na hora do banho ? Por que exatamente na hora em que estava completamente "despojada" dessas coisas que cobrem a gente ? Não sei, vai ver tem uma explicação. Mas acho que minhas antenas estão menores agora que minha esperança cresceu. Não quero explicar tudo. Afinal, por que eu ? Sempre achei que tinha essa tarefa a cumprir ? Compreender tudo o tempo todo, até antes de tudo ser tudo e antes de todos. Talvez não seja mais assim...

E você vai mudar um jeito de ser que durou quase a vida toda ? Vou, para ser feliz sou capaz de ver o mundo de um jeito diferente. Mas você acabou de dizer que não quer mais entender de tudo, se continuar vendo o mundo não será obrigada a tentar compreendê - lo ? Outra coisa, ver o mundo de um jeito diferente não é o que você já vem fazendo ? É, mas então, se for mesmo diferente não será mais desse jeito. E depois, eu vi a esperança à noite, uma noite muito especial de um enorme perdão. Isso quer dizer que mesmo a esperança de anteninhas compridas levando tempo para crescer, a que existe no meu coração já ficou bem maior do que estava. Talvez agora, que ela já cresceu tanto de uma hora para hora, as antenas que uso também desapareçam assim, num piscar de olhos.

E isso seria bom para você ? Perder suas antenas ? Não são elas que vem te orientando pelos lugares que anda. Já pensou se perder as antenas o que vai ser de você ? Acho que vou continuar imaginando. Como eu sempre fiz. Depois, se passar a ver o mundo de outra maneira, talvez se torne pela primeira vez o mundo que realmente ele é e sempre foi. Já que posso estar sempre enxergando um mundo que eu gostaria que ele fosse. Isso não faz tanto sentido assim. Talvez já esteja lhe faltando a percepção das suas antenas, que podem ter diminuido uma vez que sua esperança cresceu! Por favor, não faça isso. Tente mantê - las, as antenas, com você. Faz tanto tempo que as têm, não seria fácil de uma hora para outra aprender a viver sem.

Acho que você tem razão. Talvez o único caminho para solucionar tudo isso, seria descobrir um jeito de manter as antenas e ainda assim ver a esperança crescer. Tem certeza que esperança desde sempre não teve antenas ? Isso resolveria o caso, de uma vez. É caso então de investigar, descubrir detalhes. Aí está.

São insetos que existem em mais de 500 tipos. Grandes e bem pequenas. As maiores, no Brasil, chegam a medir 27 centímetros, as menores não chegam a um centímetro. Acho que nunca tive tão pouca esperança assim... O maior desses bichinhos é encontrado em Bornéu, uma das ilhas que formam a Indonésia. Um lugar muito bonito no Sudeste da Àsia. É, onde também acontecem coisas horríveis como terremotos e maremotos, tipo tsunami! É, talvez por isso lá as esperanças devem ser maiores. Mas como se chamam de verdade esses bichinhos. Chama-se cientificamente "Pharnacia serratipes". Ainda fico com esperança. É, engraçado, eu também. E sabe de uma coisa bem interessante: as fêmeas, quase sempre são bem maiores que os machos. Lá, então, chegam a atingir 33 centímetros de comprimento, sem contar o tamanho das pernas e antenas.

Ahhhh, então elas têm mesmo antenas. E olha que com todo esse tamanho todo, elas sempre tiveram suas antenas! Ai, que alívio. Agora você tem certeza que pode continuar com as suas antenas e deixar crescer a esperança que existe dentro da sua casa. Essa já deixaria lá de todo jeito. O interessante é saber que também pode ser bem maior a que venho carregando tão menorzinha do que aquela que vi no banheiro, há tanto tempo. Aqui dentro.

4 comments:

Anonymous said...

Mãe esse seu texto esta lindo, pois, este dialogo ensina muito sobre a esperança (inseto e a esperança o sentimento).Que com ou sem antenas o tamanho da esperança não aumenta nem diminui.

Anonymous said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Geórgia Alves said...

Lore, agora a esperança é tão grande quanto você.