Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Wednesday, April 18, 2012


Efeito Borboleta


Quanto tempo vive uma borboleta livre? Depende, varia com a espécie. Em média, uma borboleta vive, ao certo, duas semanas mais ou menos. Incertamente, pode durar em história, muito mais. Ou muito menos. Uma espécie da Costa Rica vive dois dias. As espécies tropicais vivem de seis meses a um ano. A penas. Duras penas.

E as asas, por sim? Se morre tão rápido, por que borboleta tem asas tão coloridas? Porque as cores, de fato, são importantes para machos e fêmeas reconhecem um ao outro como sendo da mesma espécie. Da mesma família. As cores brilhantes servem para avisar aos predadores, em geral pássaros, que há substancia tóxica. Portanto, não toque nessas que brilham até no escuro.

Outras borboletas e mariposas, embora não sendo tóxicas, podem ter cores que mimetizando espécies tóxicas e para proteger dos predadores. Fingem gostar do mesmo gênero. Adquirem modos de homologação de si mesmas ou deles mesmos por proteção. Algumas borboletas disfarçam e assim passam a vida em cores semelhantes às cores do ambiente. Camufladas e, portanto, menos visíveis ao próprio entorno. Tal perigoso lugar que as cerca.

Como é longa a busca! Simplifico e respondo: Quantas borboletas e mariposas existem e onde elas são encontradas? As borboletas e as mariposas são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Não se confundem com dois dedos de água e muito gelo. Os cientistas acreditam que haja aproximadamente entre 12 e 15 mil espécies de borboletas e de 150 a 250 mil espécies de mariposas no mundo. No Brasil, lugar do qual se apropriam, há mais de 3.500 espécies de borboletas já descritas. No cerrado, existem aproximadamente mil espécies de borboletas e de 5 a 8 mil espécies de mariposas. Milhares de espécies ainda estão por serem descobertas e descritas pelos cientistas e encontradas soltas, flutuando entre montanhas.

Para que se facilite o encontro, falemos da diferença entre borboletas macho e fêmea. Em muitas espécies de borboletas, as cores das asas dos machos são diferentes das fêmeas e assim é possível saber quem é quem. A maneira mais segura, no entanto, é analisar o abdômen. As fêmeas com abdômen mais arredondado e possuem uma abertura também arredondada na pontinha. Os machos possuem uma pequena abertura vertical também. Mas é possível distinguir de longe.

É seguro tocar uma lagarta ou borboleta? Algumas lagartas são recobertas por pêlos urticantes que podem causar desde um ligeiro desconforto até queimaduras leves. A maioria das lagartas são inofensivas. Crisálidas e borboletas são extremamente delicadas e podem ser danificadas facilmente, mas são inofensivas ao toque. As asas das borboletas são recobertas por escamas. Essas escamas se soltam formando pó, que pode irritar os olhos como qualquer tipo de poeira.

Por fim, a melhor forma de aprender sobre esses insetos é observá-los em seu ambiente natural. O mais importante e que precisa ser dito, é que trata - se de borboleta. Sempre. Não mariposa, nem lagarta. A força está na sua fragilidade e delicadeza. E no jeito leve de compreender a beleza da vida.

Agora, se me pergunta o que é preciso fazer para criar uma borboleta? Primeiro, é preciso encontrá - las na fase lagarta. Em plantas de construção de um jardim. Às vezes se perdem em quintais ou terrenos baldios. O mais importante é detê - las pelo pé. Nunca abordagem direta, tê - las na mão. Mas pegar a folha ou galho da planta onde você a encontrou. Se a planta não estiver em um local fácil, pegue uma quantidade maior de folhas e guarde-as em um saco plástico na geladeira... O frio às domina. Não suportam e cedem.

Passo a passo dito: Colocar a presa num amontoado de folhas frescas, e vidro com furos na tampa. Não há mal que seja caixa de sapato cortada ao meio. Troque folhas velhas por outras frescas e jogue fora fezes, diariamente. Depois de alguns dias, a lagarta vai parar de comer, ficar quietinha e se transformar em uma crisálida. Aí é só esperar mais alguns dias para ver a borboleta esticar e secar as asas antes de sair voando. Você pode fotografar antes de soltá-la. Não hesite. Seja ágil e tenha êxtase raro. Será finito.

No comments: