Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Monday, September 11, 2006


Muralha da China

Esta é a imagem do espírito nacional da China. A Grande Muralha é o cristal da inteligência e do saber do povo da China antiga. Representa um completo sistema de defesa militar erguido na época das armas frias. Hoje é: uma das sete maravilhas da mundo. Tornou - se importante atração turística, tanto para chineses como para o resto do mundo.

Cinco mil quilômetros de leste a oeste no norte da China. Um imenso dragão percorrendo caminho pelos desertos e montanhas. A admiração é real, em todo o planeta Terra.

"A Grande Muralha figura no catálogo de relíquias culturais e foi incluída em 1987 no Patrimônio Cultural Mundial da Unesco".

A construção da muralha começou na primavera e se estendeu pelo outono (770-475 a. C.)inclusive durante o período dos Reinos Combatentes. Durante esta prolongada época, houve na China sete reinos independentes: Chu, Qi, Wei, Han, Yan, Qin e Zhao. Para se defender das incursões vizinhas, cada um destes reinos construiu suas próprias muralhas, em terrenos de difícil acesso.

Foi no ano de 221 a.C que o reino de Qin conquistou os outros seis estados e resolveu unificar a China. Quin ordenou a união das muralhas levantadas por cada reino. Ele construiu novas tramas.

Desde então, a Grande Muralha passou a fazer parte da história da China com o nome de “Muralha do Dez Mil Li”. Isso porque dois Li equivalem a um quiilômetro. Nome conservado até os dias de hoje, usado pelos chineses.

"Por proteção contra as invasões dos hunos, as dinastias seguintes deram continuidade aos trabalhos de manutenção e reparação da muralha. As reparações de maior envergadura deram - se durante as dinastias Qin, Han e Ming".

A muralha que hoje é, foi reconstruída. A base original vem dos tempos da dinastia Ming. Até alcançar a largura de 5.660 Km. A construção começa por Shanghai a leste até Jiayu a oeste, atravessando também quatro províncias (Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu), duas regiões autônomas (mongólia e Ningxia) e Beijing.

O desenho e a construção da Grande Muralha são um reflexo fiel da sabedoria dos estrategistas e construtores daqueles tempos. Os muros, corpo principal da obra, se construíram aproveitando os contornos das montanhas e dos vales. Além dos muros, ao longo da muralha levantaram-se torres, passos estratégicos e atalayas que tinham por função servir como um alarme a possíveis ataques.

Ainda que a Grande Muralha tenha cumprido sua missão por muito tempo, sua permanência para a humanidade constitui em um valiosíssimo legado cultural, histórico, artístico, arquitetônico e turístico.

No comments: