Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Friday, May 11, 2012

Felicidade e Virtude

"Não há felicidade sem virtude"
Denis Diderot

"Gallione, irmão meu, todos os homens desejam a felicidade mas nenhum consegue perceber o que faz a vida tornar-se feliz. É meta tão difícil de conseguir que, em se tornando o caminho errado, quanto maior a pressa, maior a distância do objetivo. Quando o caminho conduz à direção diversa, a velocidade amplia a distância."

Cada gesto apressado nós afasta do rumo certo, no mínimo, cem metros. Como é delicado e como exige tanta atenção viver bem. E de bem, consigo mesmo. Como, na vida, tudo é tão precioso e merece que nossa ação seja cuidadosa e medida, pensada, em cada fração de segundo.

      Preciso nunca esquecer de inverter a lógica do espelho, que reflete sem pensar. A vida de quem é real é tão mais simples, que rezo todos os dias porque tive a chance de conhecer essa simplicidade. De conviver com ela e estar junto, lado a lado, circunstância a circunstância, todos os dias.

      Posso não parecer alguém feliz. Claro, sofri e sofro, de certo sofrerei desiluções nessa vida. Tenho, ainda, com todo esforço e dedicação, muita tristeza em mim. Mas, sim, estou sempre acordando um estado dessa simples e terna felicidade de uma vida normal e sem luxos. Algo que seja dacordafelicidade. Como alguém que observa e enxerga o real. Sendo uma pessoal real. No mundo.

No comments: