Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Friday, April 08, 2011

"Depende de nós que o presente cumpra sua promessa de futuro"
Kant

No estudo sobre a felicidade, esse conceito tão relevante, imprescindível e cheio de variações, uma das coisas mais construtivas que pude observar é que: Existem vários modos de felicidade. Cada um escolhe na vida meios de alcançá-la. E se você me permite uma opinião: Um dos maiores erros na história da humanidade - construída diariamente por nós mulheres e homens, jovens ou na idade madura - é acreditar que "dinheiro é a melhor maneira de alcançar a felicidade". Temos que urgentemente entender outro modo. A despeito de estarmos desperdiçando o melhor da vida.

É evidente que dinheiro gera poder, conforto e uma espécie de respeito forçado às vontades dos ricos... O pior nisso tudo é que quem não tem situação financeira confortável ou favorável acaba, sem perceber, permitindo que o jogo continue sendo esse. Quando a gente ouve dizer que educação faz muito mais a diferença que uma boa conta bancária e bens acumulados não é conversa de idealista não. Quantos desses superricos não serão lembrados por nada mais que sua arrogância, prepotência e jeito rudimentar?

Claro que existem muitos aquinhoados que constróem uma extraordinária história de vida. Assim como pessoas de origem simples e grande talento, também o fazem. E não é necessário que façam parte do roteiro de alguma grande trajédia. É inevitável compreender que as religiões tiveram enorme contribuição e continuam exercendo sua influência na consolidação desse tipo de pensamento.
"A felicidade nunca foi uma idéia nova (...) desde as origens, fiel à sua herança grega, o cristianismo sempre lhe reconheceu a aspiração. Simplesmente colocou-a fora do alcance humano, no Paraíso Terreal ou nos céus".

Roberto Mishari.
A verdade é que tanto o poder quanto o dinheiro trazem consequências indesejadas, para além das desejadas. E, definitivamente, não pode mais ser a mola propulsora do mundo. Não imagine que com isso esteja pregando desapegos franciscanos ou modos de hippies como solução para alcançarmos uma plenitude. Até porque é justo a indicação de uma forma de felicidade que representa o maior erro nesse contexto. O mais difícil estamos esquecendo de fazer: entender, de fato, que maneiras podem nos trazer a felicidade plena, que em si mesma corresponde a momentos de alegria e momentos de aprendizado do mais amplo leque de sentimentos. Alguns alcançaram esse nível de compreensão e por isso mesmo passamos a conviver mais com palavras como inclusão, respeito, cidadania e conhecimento.

"A esperança da felicidade triunfa sobre o declínio da idéia da salvação e da idéia de grandeza, mediante uma dupla recusa da religião e do heroísmo feudal preferimos ser felizes a ser sublimes ou salvos".

Idem.

No comments: