Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Tuesday, August 21, 2007

Talvez compreendam, agora, com o que fica dito, a felicidade em ser e ter sido, todo dia, Clarice Lispector. Acabam de atribui-la mais uma data de nascimento. Por certidões já existiam mais de uma: 10 de Dezembro de 1920, da primeira tradução do documento russo para o português, e 10 de Outubro de 1920, com assinatura do juramentado "Tradutor Público e Interprete comercial da Praça do Recife, Arthur Gonçalves Filho".

Nádia Battella Gotlib, que assina a mais completa biografia da autora (Clarice: uma vida que se conta), explica e pergunta: "A primeira versão - do documento - traz o lugar de seu nascimento: Chechelinick, distrito de Olopolko, na Ucrânia; contém a data de nascimento de Clarice: 10 de dezembro de 1920. Mas declara como data da certidão original a de 14 de novembro de 1920. Como registraram a criança em novembro se ela só nasceu em dezembro?". A própria biógrafa faz questão de dizer que, ao longo da vida, Clarice "adota diferentes datas (...) embora a crítica adote, durante longo tempo, o de 1925, Clarice registra as de 1921, 1926, 1927..."

E ainda. Há um vídeo na web, com efeitos especiais e tudo! em que, a hoje-posteridade (me permitam!), oferece a Clarice uma nova data: 10 de Novembro. Um mistura do primeiro e do segundo "presentes".

É.

No comments: