Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Sunday, September 23, 2007


"The question is: if I become completely still, would next moment ever come? The answer is: ‘no it wouldn’t come, I have to make it’; translated: if I don’t go to the person, would ever the person come to me? The answer: ‘No, if I don’t go to the person to make with her my next moment, nobody will come to me’. Even more translated in term [sic] of the past: ‘nobody at home came to me, I had to ask and beg and caress, and give warmth till the person would give me some attention”*

Clarice Lispector




Cresce em mim um estado de espírito que entende a vida. Um jeito de acordar onde entendo como agir na adversidade e no estalar da vida. Não é apenas com a alma ("vá com calma!") ou com fé (nem de mais, nem de menos). Facilito. Com o humor faço isso. Mas é que está avolumando-se em mim a força de recuperar minha criação pura. Como Ângela Pralini:



"Onde está minha corrente de energia? meu sentido de descoberta, embora esta assuma forma obscura? Eu sempre espero alguma coisa nova de mim, eu sou um frisson de espera - algo está sempre vindo de mim ou de fora de mim." (Um sopro de Vida, pág. 62)



Ângela já havia, no parágrafo anterior, declarado: "Estou sofrendo de amor feliz. Só aparentemente é que isso é contraditório. Quando se sente amor, tem-se uma funda ansiedade. É como se eu risse e chorasse ao mesmo tempo. Sem falar no medo que essa felicidade não dure. Preciso ser livre - não agüento a escravidão do amor grande, o amor não me prende tanto".



O amor precisa ser opressivo. Gosto do amor suave que tece encontros e similitudes com delicado entendimento e acordo. E isso é profundo. Só não é necessário que me cause ansiedades, angústias. O amor, como o sangue, pode fluir em todo o meu corpo, em cada veia, sem que esmague meu peito como pedregulho. Eu quero um amor que me faça bem e compreenda antes, examine, não que venha "distorcer". Quero um amor calmo, fluido. Um Amor feliz.







O Nascimento

A enfermeira negra pesava, sem medo de erro, uns setenta quilos… distribuídos em seu um metro de cinqüenta e oito de altura. Muito mais nos quadris e nos seios, que exigem mesmo a palavra tetas, de tão fartos. E não encontrou outro jeito senão usar força a para fazer sair a criança e montou-se na barriga da mãe. Parecia mais envolvida na situação. Dizia: “Força, minha filha. Faça força nos quartos!!! Você vai ter que empurrar aqui, porque é por baixo que vai sair!!!”

E o corpo não respondia àquela voz firme e, ao mesmo tempo, macia. A tensão de músculo ia toda para o pescoço. Como se o aprendizado de uma vida que se viu sempre no grito, só soubesse mesmo acordar a musculatura do pescoço.

Debruçou-se rápida com os braços roliços empurrando com jeito. Usou o seu peso contra o alto do dorso. Como num instante de estalo, que não se ouviu, houve o desencaixe. A criança, finalmente, “descolou”. E saiu...

No princípio, não gritou. Mas, logo, o obstetra usou o costumeiro truque de “ensinar” com as mãos. O reflexo que faz ir buscar no sentido do que está fora, o ar necessário lá dentro, nos pulmões.

Do outro lado, do corredor da Avenida, não se tratava de maternidade pública. Nem havia uma enfermeira negra. Houve a escolha de introduzir na mulher, ali medida por uma ausência, um gélido metal na abertura por onde estava para sair uma vida inteira. Em meio àqueles quadris, a temperatura era fria. Estourou ele mesmo, o metal, a placenta.

Metal

- Dinheiro é sujo.
- Sujo é quem pega nele
- Mas dinheiro passa em tudo que é mão.. Se pegar em dinheiro: “Lave as mãos”

Há diferença entre pegar e ter dinheiro.

Pontos de Fusão e de Ebulição. Há diferença entre um ponto de fusão e outro. Um ponto de ebulição e outro, explica-se. O mistério está na distância. A distância entre as partículas que formam as substâncias. A distância, a distância, a distância varia. E é de acordo, ou em conformidade. Qual o estado físico em que o material se encontra? Esta é a pergunta a ser feita. Se o estado é sólido as partículas estão mais próximas. Muito mais entre si.



No estado gasoso a escolha é por estar mais distantes. No estado líquido, as partículas estão a uma distância mediana, intermediária.É. São as forças de atração que mantêm as partículas de qualquer substância juntas. O estado da substância é conseqüência das forças de atração que se formam entre elas. No estado sólido essas forças são maiores do que no líquido e neste, maiores do que no estado gasoso.



Quando material sólido é aquecido, é com intensidade que suas partículas começam a se movimentar. Intensamente. Dão vazão ao aquecimento, elas chegarão a superar as forças de atração que as mantêm juntas. Quando essas forças são superadas, atinge-se a temperatura de fusão, e o sólido começa a derreter. Muda de estado. Passando para o estado líquido quando as partículas permanecem geralmente mais afastadas.Continua o aquecimento.



O movimento continua. As partículas passarão a se movimentar ainda mais intensamente, até romper as forças de atração que existem no estado líquido. Quando essas forças são vencidas, atinge-se a temperatura de ebulição, ou seja, o liquido começa a ferver e passa para o estado gasoso, com o maior de todos os níveis de afastamento.E há a substância pura

Há o elemento puro. Ele não sofre com a pressão. Quanto maiores são essas forças, mais próximos os átomos permanecem. Esse ao elemento conta com uma estrutura mais compacta e uma densidade maior. Além disso, quanto maiores essas forças, maior é a temperatura necessária para separar os átomos. E isso significa dizer é preciso pontos de fusão e de ebulição maiores, quando maior é a densidade.

A Forma
Preciso de um parafuso. E urge! Um parafuso que vai fixar o centro. Criar o ponto para unir. Então, minha forma não se desfaz. Então, minha forma não desfará. Farei uma festa por isso. Serei eu uma festa em mim e quem me deu o parafuso, vivamente fluirá em minhas formas.

O Toque
Perguntas? o médico prepara o espírito para chegar ao corpo...

- Vamos dar uma olhada... Já conhece a máquina. Já experimentou? Supermoderna. Veio da Inglaterra. O mais avançado tratamento que existe inclusive na Europa. Você fica de cabeça para baixo, enquanto examino...

Ela, sem qualquer surpresa, responde:

- Sim, eu me lembro de quando tive que experimentar, da última vez!

Sem suprimir o impacto:

- Pôxa, é a primeira vez que alguém responde assim... Não entendo porque instrumentos de metal. Tudo é muito primitivo. (E moderno, ao mesmo tempo)

A Lata

As de alumínio permitem aos catadores de lixo alguma renda. E há latas e latas. Umas são para depositar bebidas, lixo. Outras reservam filmes. Conservam obras de arte.

A Pressão

Cunhar uma única moeda. Requer... reservas de mercado?

A Quebra


Para romper a partícula-molécula do metal é preciso que ferva. As partículas quando submetidas às altas temperaturas, elas se agitam.

[1]* Varin, Claire. Línguas de Fogo. Editora Limiar, São Paulo, 2002

No comments: