Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Monday, February 05, 2007

"CLARICE RI"
O ano começa com alegria grande, ainda sem nome... O título do artigo assinado pela editora da revista ENTRELIVROS, Josélia Aguiar, me faz tremer de riso vindo lá de dentro. Que alegria! Sim, Clarice não só em sua "Felicidade Clandestina" mostrou inteiro espírito a celebrar amor pelo humano (como pelo livro) como afirmaria Ângela Pralini diria sem prisão do verbo "Eu era uma mulher feliz. Tão rica que nem precisava mais viver. Vivia de graça". (Lispector, Clarice. UM SOPRO DE VIDA, pag. 51)

O flagrante em foto na edição ainda não publicada de Nádia Battela Gotlib é de um sorrir ainda puro. E ria. Minha cara e terna Clarice ria com simplicidade sim. E a revista mostra. Publica. Eu imprimo. Reproduzo aqui. De volta passos para a feliz caminhada. De novo, fatos que me conduzem à busca, que não pára também em mim. Sim.

A Filosofia pode auxiliar. Sêneca, Epicuro, Zenão, Demócrito, Demóstenes, Montaigne.

Num sopro de vida, Clarice relata em desprezo pela morte, a vontade de permanecer viva. Em oração decreta "que a paz esteja entre nós, entre vós e entre mim. Estou caindo no discurso? que me perdoem os fiéis do templo: eu escrevo e assim me livro de mim e posso então descansar".

A bravura diante da morte! Sentenciaria Sêneca (4 a.C. - 65 d.C.)

Eu celebro, em silêncio de mim mesma, escrevo soltando o grito.

3 comments:

Anonymous said...

Milady,
Teu Amor por Clarice é adorável, embora - é claro - não seja o caso de sentir-me enciumado. :)
Apenas a título de complemento, já que você cita - e reverencia - alguns dos grandes filósofos, decidi lembrar mais alguns nomes, para fazer justiça: A "santíssima trindade" - Sócrates, Platão e Aristóteles - que tem influência na discussão sobre a felicidade, assim como Boécio e o caríssimo Cícero (este tem em mim um fã).
Beijos,

Anonymous said...

Um ensinamento dos sábios gregos diz que, diante das patifarias, absurdos e desgraças da vida, é melhor e mais eficaz rir do que chorar.
Clarice estava certa, então...
Beijos.

Anonymous said...

Muito grata por acrescentar tanto, Caro Milorde. Sim, sorri ainda é o melhor caminho para superar dificuldades. Beijos.