Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Sunday, May 28, 2006

Abril ...solar!!!

"Você avançou na frente de todos nós...
Apenas desejo intensamente
que não avance demais...".
Fernando Sabino


Desculpo - me a péssima literatura que tenho produzido Perdôo - me todas as asneiras que digo solta das amarras pelo álcool. O mito está criado. A "coisa" tem nome e sobrenome. E eu me encaixo como acorde sustenido.


Por que se fica ao lado de outro, melhor, do outro? Se, de princípio, no início, existe um prazer, uma agradável sensação de calma e paz com a presença do outro, com o passar do tempo, ou dos episódios, não parece tão oportuno assim.

Bem estar! Nisso mora todo o segredo. Habita todo o mistério. Com incontestável beleza - no entendimento de harmonia - não se discute. É preciso sempre sentir muito. Sentir de imediato para não ressentir depois. A "coisa" está no instante dos fatos. Compreende: luz. Acompanha: luz e avança sobre todos. Sem perder o equilíbrio... Não pode haver o outro lado. O outro dia triste, o depois. Existe o instante vivo e luminoso sinalizando para que seja cumprido o desejo do próprio instante de ser pego. Nem precisa evidenciar.

Amor puro, fresco, latente e de deixar lassa é a mistura de uma química de décadas e de atitude! Genética, história impressa em retinas e códigos do genoma, mas impulsos domados pelo raciocínio rápido e pelo desejo. Como no balé de uma águia no céu azul e imenso. O prazer do vôo, a anatomia favorável, asas plainadoras... E olhar treinado. A exata e precisa calma de um caçador experiente que aprendeu a matar a fome, que precisa existir. Dor, fome, dúvida.

Do outro lado está: Prazer, Sabedoria e é. Amor se faz descrendo. Afirma - se na incerteza dos fatos. No limite da configuração da dúvida. Prazer é uma parte incontestável do processo de consolidação do desejo, da configuração do amor. Existem os livros então, senão, tudo se perderia no espaço findo da matéria e do esquecimento, na "limitação" cômoda do humano que quando se forma ou sente um prazer cômodo, pára e interrompe o processo.

Existe busca e troca. Porque se num é findo, no outro continua de outro modo. Pelos códigos e pelo caminho do outro. E há o orgulho, a blasfêmia, a arrogância, o cínico mérito posto que desfaça do futuro em divulgação do passado. E a "coisa" estará ali para sempre tanto quanto mais for dita e visitada, revisitada. E é preciso muita dúvida, muito impulso de busca para continuar elaborando e estar em mais mistério de desmembramento alumbramento revelação do novo.

É preciso uma falta, um defeito disso, formado assim, preparado para o que é posto para que se continue buscando em mistério e imagens e sentimentos confusos nos limites dos fatos a nova passagem e compor. Ultrapassar sem tanta carga e de fato precavido não pode deixar do outro lado o justo sentimento, ou pensamento, ou lembrança que "encaixa”. Mas daqui, desse estreito caminho por onde passamos juntos agora está muito além e distante a palavra que motivou a busca, o nome da coisa, o sentimento mais semelhante encontrado entre as cordas do músculo e as medidas aceleradas do pulso e de pupilas que dilatam sem recurso caro e branco em pó.

AMOR assim vai virando um sólido bloco de valores culturais de "coisa feita", comprada, erguida, polida pelos mais corajosos. Àqueles que não movem uma filigrana sequer de si mesmos diante do lugar onde haveria susto ou incômodo, incompreensão. Onde haveria medo. Não. Não onde há a força sem nome ligada a alguma lembrança do instinto mais primitivo e leal ao bem estar de si mesmo.

A cumplicidade com o outro gera tudo que a ciência já resolve e explica, mas a cumplicidade consegue mesmo construir melhor. Assim há um e é possível então haver outro e então, por motivos e sentidos outros, haver dois. Uma para uma em séculos de construção e porque se fragmentam, então? Por que há a ruptura do que poderia estar ali e cada vez mais cheio e sólido e no caminho certo das descobertas elucidadas e incorporadas ao modo, jeito, gestos, trejeitos?


Por que no ambiente da certeza vão se sucedendo desencontros e o não querer substitui o desejo inicial que movia a "coisa". O "it", Clarice! Por que no instante em que está mais afeito e adestrado o humano, a raiva e a intolerância e a dúvida racham e fatiam o que estava em pleno vigor de movimento aos saltos e cambalhotas e peripécias alegres de seres completos em seus rastros felizes de lembranças dormentes? Por que lágrimas estão sempre presentes no limite da dor. Água e sal produzidos pelo perfeito mecanismo de organismos vivos do imperfeito Humano? Por que a pergunta se responde em vazios que a afirmação não preenche nem ocupa? De onde vêem e para onde vão os sinais e "encontros" falidos? Falhados...

Em que dose é possível suportar assistir à busca desacompanhada e fingindo de quem acaso se casou e dedicou a um só a um outro o que é somente "da pessoa". Eu caio novamente na corrente de uma literatura de mau gosto e superfície plana sem apreensão de sons ou fatos. Apenas mito, que sobrevive à custa dos desejos contidos e dos planos infantis guardados em mentes buliçosas e que se colocam no limite, ali pertinho do vale disposto a devorar o que não for vazio e seu. Há em forma a abundância do querer contido no colo e nas costas. Para as que não são guiadas pela Lua e pelos que pressentem diuturnamente o Sol em seus ombros frágeis.
Costas, a melhor forma inventada pelo divino conseqüente movimenta de absolvição de informações valorosas e amalgamáveis pelos genomas tornados códigos genéticos ao longo de muitos e muitos anos. Costas e pupilas. Ali está quase toda a parte do segredo contido no coração deles. Costas e mãos e olhos... Sãos.

Largos, vastos, vividos com amor preciso, dosado, entregue quando ainda pequenos, dia após dia após dia após ano. Em noites de histórias e músicas suaves sopradas aos ouvidos. Mexidos em algodão de um doce girar, mexendo na percepção fina de sentidos ativada num jeito de adivinhar. Entrar em contato com esse fluxo torna tão tudo tão vivo essa hora do dia que o passar de um lado para o outro do globo fica suave com o olhar certo. Porque é preciso que continue quando o desejo é mais sereno e calmo. É necessário ir de um a outro como quem constrói a partir de metades, o primeiro passo. A verdade que é esse conceito relativo e múltiplo muitas vezes deixa ver o que um desejo maior calcula, imprime.

No comments: