Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Tuesday, December 18, 2012

Um pequeno trecho da página 28, do romance A Maçã no Escuro, faz refletir sobre quem são os personagens da trama de Clarice:

"O pássaro tremia todo (no parágrafo anterior confessara que seria negro e estava pousado num ramo baixo, à altura de seus olhos) na concha da mão sem ousar piar. O homem olhou com uma curiosidade grosseira e indiscreta a coisa na sua mão como se tivesse aprisionado um punhado de asas vivas. Aos poucos o pequeno corpo dominado deixou de tremer e os olhos miúdos se fecharam com uma doçura de fêmea".

O parágrafo continua. Mas eu precisava vê-lo encerrando aqui. Mas continua:

"Agora, contra os dedos extremamente auditivos do homem, somente a batida diminuta e célere do coração indicou que a ave não morrera e que o aconchego a resignara enfim a descansar".

Mais ainda. Sempre para o alto:

"Espantado com a perfeição automática do que lhe estava acontecendo, o homem rosnou olhando para o pequeno bicho - a satisfação fê-lo rir alto, com a cabeça inclinada para trás, o que fez sua cara defrontar o grande sol. Depois deixou de rir como se isso tivesse sido uma heresia".

Certo. Estou acompanhando serenamente:

"E compenetrado com sua tarefa, a mão semicerrada deixando de fora apenas a cabeça dura e aguda da ave, o homem recomeçou a andar com muita força tomando conta do companheiro. A única coisa que nele pensava era o ruído dos próprios sapatos ecoando na cabeça que o sol agora tranquilamente incendiava".

Se não estar a pensar na plenitude do ser. Na completude do espírito, sobre o quê Clarice está a perscrutar?

"E em breve, com a sequência dos passos, de novo o gosto físico de estar andando começou a tomá-lo, e também um prazer mal discernido como se ele tivesse ingerido uma droga afrodisíaca que o fizesse querer não uma mulher, mas responder ao tremor do sol".

Vamos compreender agora o valor que está no humano e para além do humano:

"Nunca estivera tão perto do sol, e andava cada vez mais depressa segurando à frente de si a ave como se fosse levá-la antes que o correio fechasse. A vaga missão o inebriava. A leveza que vinha da sede, de repente tomou-o em êxtase:

- É, sim! disse alto e sem sentido, e parecia cada vez mais glorioso como se fosse cair morto".

Já na página 29, sinto que brinca comigo:

"Então repetiu com inesperada certeza: "é sim!" Cada vez que dizia essas palavras estava convencido de que aludia a alguma coisa. Fez mesmo um gesto de generosidade e largueza com a mão que segurava o passarinho, e magnânimo pensou: "eles não sabem a que estou me referindo".

(riu Clarice - risos)

1 comment:

Anonymous said...

Heisse Teenies ab 18 live vor der privaten sexcam.
Willst du sie so richtig rannehmen? Melde dich jetzt unverbindlich an und du erhälst sofort 50 Coins für die live cams gratis!
Erlebe tabulose [b][url=http://free-teen.org]Free Teens[/url][/b]. Gerade erst 18 und schon so sexhungrig.

[url=http://suportinfo.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=7547]Teen Dating[/url]
[url=http://forum.ain-shams.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=1418]Amateur Teens[/url]
[url=http://wizardbotucatu.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=10246]Free Teens[/url]

[url=http://td.cm/vb4/showthread.php?213-Test-just-a-test&p=524240&posted=1#post524240]Teen Dating[/url]
[url=http://ag-plus.net/cgi-dir/bbs/aska.1.cgi]FreeTeen[/url]
[url=http://jelaifaitici.internetetconcret.fr/content/trop-mignon#comment-69475]Amateur Teens[/url]

http://3dripov.net/user/LiveTeeny/ http://theme11.minibannerszen.com/wp-includes/guest/index.php?showuser=8157 http://www.thisisforthebirdlovers.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=72294 teen free[/url]