Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Sunday, December 09, 2007





Clarice: na data em que ela nasceu celebremos sua obra
em frente à casa onde morou a família Lispector


Amanhã, dia 10 de dezembro, é a data de nascimento de Clarice Lispector. A autora gerada na Ucrânia mas que chegu ao Brasil (Maceió) com dois meses e que morou dez anos no Recife e se dizia tão do Nordeste como sua personagem Macabea, da novela A Hora da Estrela. Há pelo menos uma semana o Recife lembra a importância da autora que há exatos 30 anos morreu.

Com o apoio da Prefeitura, do próprio Vice-Prefeito, Luciano Siqueira, admirador da obra da autora, o Recife conclui esse ciclo de homenagens com um recital na Praça onde existe até hoje a casa onde a família Lispector morou. Um grupo de especialistas estudiosos da obra da autora fazem recital com exibição de filmes e fotos, na praça Maciel Pinheiro, a partir das 18 horas desta segunda-feira (amanhã). No grupo estão professores da rede pública municipal e estadual, universidades públicas e privadas, todos especialistas na obra de Clarice.
Na exibição de filmes haverá: O Recife em mim, produzido por concluíntes do curso de jornalismo da UNICAP, com orientação do professor Alexandre Figueirôa e a atuação da jornalista Stella Maris, como a própria Clarice. Filmes de Jacieneide Travassos, sobre o lado pintora da autora do livro Água Viva. Além de entrevista com professora Fátima Costa, da solidão à condição, exibida pela TVU.

Também do curta-metragem 1o.colocado no concurso Para Amar Clarice, promovido pela Nave de Cultura: O TRIUNFO (PARTICIPAÇÃO DE RAIMUNDO CARRERO - ficha técnica abaixo). Com projeção de fotos de Larissa Alves, still do premiado curta.
Atores: Ana Paula Ferrari e Davison Carvalho
Roteiro e direção: Geórgia Alves
Produção: Sérgio Montenegro Filho
Fotografia: Marcelo Lordello
Montagem: Marcelo Pedroso
Still: Larissa Alves
Criança: Enrico Mello
Participação especial: Raimundo Carreiro (voz)
Apoio: Símio Produções e Trincheira Filmes
O TRIUNFO é inspirado no conto de mesmo nome, primeiro a ser publicado por Clarice Lispector, no semanário pan, no ano de 1940. Onde uma mulher forte, escritora, desperta do enorme choque de despertar, sem a presença do seu amante no apartamento onde viviam juntos. Uma realidade que está para romper na vida da escritora Clarice Lispector, com o reconhecimento conquistado na publicação do livro Perto do Coração Selvagem, primeiro da autora, publicado quatro anos depois (1944), pela Nova Fronteira.






No comments: