Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Monday, September 22, 2008


A Felicidade

Robert Misrahi


Aristóteles - filósofo grego, discípulo de Platão. Entre os grandes filósofos do mundo. Criou a terminologia da ciência e da filosofia, usadas até os dias atuais.


Obras: Política, Metafísica e Ética. significação existencial da ética


Frase: "A Felicidade consiste em fazer o bem". Ah tá... Aristóteles (384 - 322 a.C.)


O questionamento mais original, mais concreto e mais vasto sobre os sentidos (orientação e significaçã) e conteúdos que queremos dar à nossa vida, à nossa existência é precisamente o que se chama de ética.


por que se apresenta à reflexão essa interrogação ética sobre a ação e a existência?


primeiro é a própria liberdade de ação que justifica a interrogação sobre os fins da ação ("futuro melhor")


"O que é concretamente almejado, através da idéia de uma vida melhor, é a experiência contínua de uma vida substancial" (Felicidade!)


"Essa experiência qualitativa implica ao mesmo tempo à densidade de um prazer espiritual e existencial e à transparência de uma consciência capaz de reflexão que se caracterize pela adesão à sua própria vida e às suas próprias escolhas."


A "experiência qualitativa" que é a da plenitude e do sentido, perderia toda sua 'substancialidade', toda sua espessura existencial e dinâmica se ela fosse apenas passageira. A Felicidade para merecer realmente esse nome, implica a duração e a permanência da experiência que a constituiu.


Essa experiência de ser não é a experiência mística de um ser transcendente que pudéssemos aprender na noite da inteligência e no êxtase da alma; ela não é a experiência do ser, mas sim a experiência de ser.


(good bye Good Autumn)

2 comments:

Anonymous said...

Olá Geórgia:
Visito sempre seu blog e gosto muito! Gostaria de saber de onde vc tirou este trecho:"Essa experiência qualitativa implica ao mesmo tempo a densidade ...
A Felicidade para merecer realmente esse nome...Essa experiência de ser não é a experiência mística de um ser transcendente que pudéssemos aprender na noite da inteligência e no êxtase da alma; ela não é a experiência do ser, mas sim a experiência de ser!"
É tão legal!!!
Precisava saber a fonte.
Vc me dá esta dica?
Muito obrigada!
Abs Gisela meu e-mail é gifurquim@terra.com.br

Geórgia Alves said...

Cara Gisela,

Somente agora vi teu comentário. Lamento por isso. Que bom, tê-la por aqui. A frase o livro "Le Bonheur" de Robert Misrahi. É o que consigo supor. Outros autores recorrentes no meu caso, se me permite, são Henri Bergson, Verena Alberti e Philip Van den Bosh.