Lugar da delicadeza com o outro e com a própria Liberdade.

Onde se está de acordo com o único modo do humano de ser feliz

Thursday, November 30, 2006

Borboleta. Nem mariposa ou Lagarta de...

Família: Lepidópteros. Codinome (e é essa a palavra): Borboleta. Não mariposa, nem lagarta de...Não mesmo. São, de fato, não negado, de uma origem, classe: Insetos. O que lhes oferece tanto charme e distinção são as escamas (embora parentesco com os advindos do mar não perceba - se) coloridas nas asas. Voam. Sim voa. São dois os pares de asas.O corpo. A forma é simples. Apenas 3 partes: cabeça, tórax e abdômem. E suave, por contornos sinuosos. A estrutura é leve. Flutuam. Se guiam pelo par de antenas e olhos na cabeça. Olhos compostos porque são várias lentes. Enxergam por todos os lados. A mesura está também no modo que comem. A boca tem a forma de um canudinho. Apenas conduz o fluxo do néctar das flores. Cumprem colorindo felizes suas fazes de vida. Primeiro ovo, depois lagarta, então crisálida - em seu período de transformação - até borboleta.
Por que borboleta e não mariposa? Ora, borboletas voam durante o dia e possuem asas de cores brilhantes e variadas. No pouso, momento em que estão repousando, mantém as asas fechadas. O contrário das mariposas que mantém - nas estendidas "caindo" para os lados. Essas, ao contrário das leves e luzentes borboletas, voam à noite em cores escuras, embora haja exceções... Há luz, só não há, sempre, a cor. Reproduzem gestos de então lagarta. Lagarta de... Mas atenhamo - nos às antenas em forma de fio ou de pena. Ou de crença na superação.

Há perguntas que necessitam ser respondidas e antecipo - me até... Como as borboletas se reproduzem? Quando saem da "crisálida" - momento de mergulho profundo em que ficam inseridas - que vem de "crisis" ? - as borboletas estão prontas para reproduzir.

Como os macho localizam as fêmeas? A visão de olhos compostos. É visualmente e através de ferormônios (hormônios produzidos pelos animais para atrair o sexo oposto). Se a fêmea aceita o macho (e são elas que escolhem), eles unem a parte final de seus abdômens e se mantém assim por algum tempo, permanecendo em um mesmo lugar ou realizando pequenos vôos. Durante este período, o macho passa para a fêmea um "pacote de esperma" para que ela carregue até fertilizar os ovos.


E por que ou como as lagartas se transformam em borboletas?

Por causa da urgência dos fatos. Simples, porque a lagarta é a fase da vida do inseto de natureza do crescimento. São os acúmulos e reservas que levam a tanto...e transformam. Mas a lagarta não se reproduz. A borboleta sim. É na fase de vida maior que o inseto se reproduz. Quanto, enfim, há alguma grandeza. Há a postura de ovos e depois, logo ou somente depois, a dispersão. É nesta fase que acontece por produção.E motivo pelo qual surgem novos indivíduos. Há a conquista e a colonização de novos ambientes.

Quanto tempo uma borboleta vive? Sempre depende. Tudo é sempre novo e varia com a espécie. Em média, uma borboleta vive, ao certo, duas semanas mais ou menos. Incertamente, pode durar em história, muito mais. Ou muito menos...Uma espécie estudada na Costa Rica vive cerca de 2 dias. Algumas espécies tropicais vivem de 6 meses a um ano.A penas... duras penas.

Mas são asas, por sim ? E por que as borboletas tem as asas tão coloridas? Por cores, que de fato são importantes, machos e fêmeas reconhecem um ao outro como sendo da mesma espécie. As cores brilhantes também servem para "avisar" aos predadores, em geral pássaros, que uma determinada borboleta é tóxica. Essas brilham até no escuro em que se confundem as mariposas.

Outras borboletas e mariposas, embora não sendo tóxicas, podem ter cores que imitam (mimetizam) as espécies tóxicas e assim acabam sendo protegidas das investidas dos predadores. Fingem gostar do mesmo gênero. Adquirem modos de homologação de si mesmas ou deles mesmos. Algumas borboletas disfarçam e assim passam a vida em cores semelhantes às do ambiente. "Camufladas" e portanto menos visíveis para os predadores e para o próprio entorno. O lugar que as cerca.


Como é longa a busca, que tal se simplifico e respondo: Quantas borboletas e mariposas existem e onde elas são encontradas? As borboletas e as mariposas são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Não se confundem com dois dedos de água e muito gelo. Os cientistas acreditam que haja aproximadamente entre 12 e 15 mil espécies de borboletas e de 150 a 250 mil espécies de mariposas no mundo. No Brasil, lugar do qual se apropriam, há mais de 3.500 espécies de borboletas já descritas. No cerrado, existem aproximadamente mil espécies de borboletas e de 5 a 8 mil espécies de mariposas. Milhares de espécies ainda estão por ser descobertas e descritas pelos cientistas e encontradas soltas, flutuando entre montanhas...


Para que se facilite o encontro, falemos da diferença entre borboletas macho e fêmea.
Em muitas espécies de borboletas, as cores das asas dos machos são diferentes das fêmeas e assim é possível saber quem é quem. A maneira mais segura no entanto, é analisar o abdômem. As fêmeas tem o abdômem mais arredondado e possuem uma abertura também arredondada na pontinha do abdômem. Os machos possuem uma pequena abertura vertical também no abdômem. Mas é possível distingüir de longe.

É seguro tocar uma lagarta ou borboleta? Algumas lagartas são recobertas por pêlos urticantes que podem causar desde um ligeiro desconforto até queimaduras leves. A maioria das lagartas são inofensivas. Crisálidas e borboletas são extremamente delicadas e podem ser danificadas facilmente, mas são inofensivas ao toque. As asas das borboletas são recobertas por escamas. Essas escamas se soltam formando pó, que pode irritar os olhos como qualquer tipo de poeira.

Por fim, a melhor forma de aprender sobre esses insetos é observá-los em seu ambiente natural. O mais importante e que precisa ser dito, é que trata - se de borboleta. Sempre. Não mariposa, nem lagarta de...A força está na sua fragilidade e delicadeza. E no jeito leve de compreender a beleza da vida.

Agora, se me pergunta o que é preciso fazer para criar uma borboleta? Primeiro, é preciso encontrá - las na fase lagarta. Em plantas de construção de um jardim. Às vezes se perdem em quintais ou terrenos baldios. O mais importante é detê - las pelo pé. Nunca abordagem direta, tê - las na mão. Mas pegar a folha ou galho da planta onde você a encontrou. Se a planta não estiver em um local fácil, pegue uma quantidade maior de folhas e guarde-as em um saco plástico na geladeira... O frio às domina. Não suportam e cedem.

Passo por passo, em dito: basta colocar a "presa" num amontoado de folhas frescas em um vidro com furos na tampa. Não há mal que seja caixa de sapato ou envólucro cortado ao meio e com uma das metades para que uma parte se encaixe. Mas sempre troque as folhas velhas por outras frescas e jogue fora as fezes diariamente. Depois de alguns dias, a lagarta vai parar de comer, ficar quietinha e se transformar em uma crisálida. Aí é só esperar mais alguns dias para ver a borboleta (ou mariposa) esticar e secar as asas antes de sair voando. Você pode fotografar sua borboleta antes de soltá-la. Não hesite. Seja ágil para atingir com êxito o objetivo tão desejado. E raro...

1 comment:

Anonymous said...

As escamas - aquelas que tornam as borboletas tão atraentes - podem ser tranqüilamente substituídas pelos cabelos, também coloridos e charmosíssimos.
O corpo, é verdade, não é tão simples assim, graças à sua evolução perfeita. Mas sem dúvida é suave, e tem deliciosos e perturbadores contornos sinuosos.
A estrutura, esta sim, é levíssima. Ela flutua. E em certos momentos, bate as longas asas e voa.
E para minha felicidade, flana sempre ao meu redor...